Autores:
Marcus Vinicius Soares Siqueira (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - UnB)
Renata Costa Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - UnB)
Amanda Zauli-Fellows (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - UnB)
Resumo: Em um contexto no qual a diversidade passa a ser uma importante característica da força de trabalho nas organizações, a orientação sexual e a problemática da identidade gay nas organizações ainda são pouco investigadas no país. Este artigo analisa a identidade e a cultura gay, tendo em vista a melhoria das relações de trabalho nas organizações. Pretende-se compreender a problemática da discriminação por orientação sexual, assim como o processo de coming out no espaço organizacional, valorizando sobremaneira a diversidade cultural no trabalho e permitindo a existência de indivíduos que respeitem as diferenças culturais, ao menos no contexto organizacional. A pesquisa é uma contribuição de natureza bibliográfica e quantitativa. Aborda a situação do gay nas organizações e analisa as edições de janeiro de 1985 a dezembro de 2005 de nove periódicos internacionais que apresentam a temática do homossexual nas organizações. Pretende-se dessa forma contribuir no incentivo a novas pesquisas na área, a partir do levantamento do que tem sido publicado em algumas das principais revistas internacionais.
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