O Estruturação - Grupo LGBT de Brasília irá realizar cursos de formação em cidadania LGBT voltados a pré-candidatos às eleições de 2010. O objetivo é dar base para que os pretendentes aos cargos eletivos saibam quais as principais demandas do segmento. A entidade diz que essa será a primeira ação de uma série a ser desenvolvida em 2010 com foco na conscientização dos LGBTs sobre o voto.
“Já começamos a receber pré-candidatos com interesse no voto LGBT. Os partidos estão de olho nos nossos mais de 130 mil votos no DF. O curso vai ser uma forma de qualificá-los a respeito da demanda LGBT, sabendo o que esperamos deles no poder e como lidarem com o tema”, diz Júlio Cardia, presidente da entidade.
O curso contará com profissionais que atuam em áreas como direito, da psicologia, das ciências política, comunicação e direitos humanos LGBT. O maior diferencial será a experiência e relacionamento dessas pessoas em atividades para este segmento.
A capacitação atende uma demanda crescente de políticos pelo voto LGBT. O Estruturação sempre é procurado por ser a principal referência no assunto no DF. ”Com o aumento da procura a cada eleição, decidimos implementar esse curso. Chega de gente querendo nosso voto sem saber a diferença entre travesti e transexual. Se quer nosso voto, vai ter de aprender quem somos e o que queremos”, afirma Paulo André Bernardo, secretário-geral da entidade. O curso custa R$ 50. Inscrições são feitas pelo e-mail estruturacao@estruturacao.org.br.
A atividade integra o plano de ação da ONG para as eleições de outubro próximo. Desde 2002, o grupo realiza ações voltadas para a conscientização do voto de LGBTs. Já foram lançadas cartilhas sobre voto consciente, feitos termos de compromisso de candidatos com a cidadania LGBT e realizado debate entre candidatos transmitido pelos site ParouTudo.com (veja aqui). Além disso, a parada do orgulho LGBTS de Brasíla foi a primeira do Brasil a ter como tema o voto consciente. Para o próximo ano, as ações estratégicas irão se ampliar e se intensificar, promete a ONG.
“E tudo isso por quê? Porque, como entidade social, nós temos o papel educador junto à comunidade LGBT a respeito da cidadania. E para quem vamos dar os nossos 130 mil votos no ano que vem fará toda a diferença. O DF precisa avançar na cidadania LGBT e o voto é fundamental para isso. Temos força até para decidir uma eleição para governador no DF. Quem não nos defende já sairá sem os nossos votos e das outras centenas de milhares de simpatizantes à nossa causa. Vamos fazer valer essa força de novo em 2010″, explica Cardia.
Fonte: Site do Grupo Estruturação