quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Curso inicia atividades sobre voto LGBT em 2010

O Estruturação - Grupo LGBT de Brasília irá realizar cursos de formação em cidadania LGBT voltados a pré-candidatos às eleições de 2010. O objetivo é dar base para que os pretendentes aos cargos eletivos saibam quais as principais demandas do segmento. A entidade diz que essa será a primeira ação de uma série a ser desenvolvida em 2010 com foco na conscientização dos LGBTs sobre o voto.

“Já começamos a receber pré-candidatos com interesse no voto LGBT. Os partidos estão de olho nos nossos mais de 130 mil votos no DF. O curso vai ser uma forma de qualificá-los a respeito da demanda LGBT, sabendo o que esperamos deles no poder e como lidarem com o tema”, diz Júlio Cardia, presidente da entidade.

O curso contará com profissionais que atuam em áreas como direito, da psicologia, das ciências política, comunicação e direitos humanos LGBT. O maior diferencial será a experiência e relacionamento dessas pessoas em atividades para este segmento.

A capacitação atende uma demanda crescente de políticos pelo voto LGBT. O Estruturação sempre é procurado por ser a principal referência no assunto no DF. ”Com o aumento da procura a cada eleição, decidimos implementar esse curso. Chega de gente querendo nosso voto sem saber a diferença entre travesti e transexual. Se quer nosso voto, vai ter de aprender quem somos e o que queremos”, afirma Paulo André Bernardo, secretário-geral da entidade. O curso custa R$ 50. Inscrições são feitas pelo e-mail estruturacao@estruturacao.org.br.

A atividade integra o plano de ação da ONG para as eleições de outubro próximo. Desde 2002, o grupo realiza ações voltadas para a conscientização do voto de LGBTs. Já foram lançadas cartilhas sobre voto consciente, feitos termos de compromisso de candidatos com a cidadania LGBT e realizado debate entre candidatos transmitido pelos site ParouTudo.com (veja aqui). Além disso, a parada do orgulho LGBTS de Brasíla foi a primeira do Brasil a ter como tema o voto consciente. Para o próximo ano, as ações estratégicas irão se ampliar e se intensificar, promete a ONG.

“E tudo isso por quê? Porque, como entidade social, nós temos o papel educador junto à comunidade LGBT a respeito da cidadania. E para quem vamos dar os nossos 130 mil votos no ano que vem fará toda a diferença. O DF precisa avançar na cidadania LGBT e o voto é fundamental para isso. Temos força até para decidir uma eleição para governador no DF. Quem não nos defende já sairá sem os nossos votos e das outras centenas de milhares de simpatizantes à nossa causa. Vamos fazer valer essa força de novo em 2010″, explica Cardia.


Fonte: Site do Grupo Estruturação

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rede Mulher e Mídia realiza Conferência Livre Virtual

Atividade acontece via Sistema Interlegis, das Assembléias Legislativas, e discutirá as propostas das mulheres para a 1a Conferência Nacional de Comunicação, além de avançar na construção desta rede nacional.

No próximo dia 4 de novembro, quarta-feira, das 14h30 às 17h, mulheres de todo o Brasil estarão reunidas via Sistema Interlegis para a realização da Conferência Livre Virtual das Mulheres. O objetivo da videoconferência é debater e construir uma Plataforma das Mulheres para a I Conferência de Comunicação, que acontece de 14 a 17 de dezembro em Brasília.

A videoconferência também contará com um momento de organização e planejamento da Rede Mulher e Mídia, que surgiu de um seminário sobre “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”, realizado em março deste ano, em São Paulo. Um dos resultados do encontro foi a criação desta rede nacional.

A videoconferência também será transmitida pela internet, na página www.interlegis.gov.br

Mais informações: www.mulheremidia.org.br e seminariomulheremidia@uol.com.br

domingo, 1 de novembro de 2009

Conferência Estadual de Comunicação de SC: Inscrições abertas




Para se inscrever, clique aqui. Salve o arquivo, abra e preencha as lacunas.

Salve o documento com as lacunas preenchidas e envie anexo para o e-mail: fale@comunica-sc.org.br

A inscrição é gratuita.

Para ter direito à voz e voto, as inscrições podem ser feitas até 48h antes do primeiro dia do evento. Depois dessa data, as incrições continuam abertas mas apenas para observadores.






O QUÊ: Conferência Estadual de Comunicação de SC


QUANDO: 14 e 15 de novembro de 2009


ONDE: Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis


PROGRAMAÇÃO

14/11

15/11

8h - Credenciamento

8h30min – Abertura

Leitura do Regimento

9h – Mesa Oficial

9h30min - Mesa de Conferência

"Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital".

Celso Augusto Schröder - FNDC

Coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), integra a Comissão Organizadora Nacional.

Regina Lima - ABEPEC

Presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais

Ricardo Henrique Teixeira - CERTI

Diretor Executivo do Centro de Convergência Digital da Fundação CERTI

8h30 - Plenária Final

Debate das propostas dos Grupos de Trabalho;

Apreciação das moções

11h – Café

Eleição dos/as delegados/as à etapa nacional.

15h - Encerramento

13h - Almoço

14h - Trabalhos em Grupo: 3 eixos temáticos (2 sub-eixos) = 6 grupos

14h - Trabalhos em Grupo: Eixos temáticos

Produção de Conteúdo: a) Produção de Conteúdo – b) Marco regulatório e propriedade

Meios de Distribuição: a) Sistema Público e b) Estatal - Sistema Privado

Cidadania: Direitos e Deveres: a) Democratização da comunicação – b) Educação para a mídia e direito à comunicação

18h30min – Encerramento



CURRÍCULOS


Celso Augusto Schröder – FNDC

Jornalista pela PUC/RS, especialista em Sociologia e mestre em Comunicação Social. Cartunista e ilustrador free lance desde 1974, é chargista no jornal Correio do Povo. É professor do Curso de Jornalismo da PUC. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas/RS. Integra o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (pela Fenaj). É Coodenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), 1º Vice-Presidente da Fenaj e Presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc). Atua como Superintendente de Comunicação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Integra a Comissão Organizadora Nacional da Confecom.


Regina Lima – ABEPEC

Preside a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), foi eleita no dia 21 de setembro, em Brasília, para dirigir a Abepec pelos próximos dois anos. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora adjunta III (licenciada) da Universidade Federal do Pará e do programa de pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Política e Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: mídia e eleição, legislação e eleição, estratégia, leitor e discurso jornalístico, religião, espaço público e disputas simbólicas de sentido.


Ricardo Henrique Teixeira - CERTI

Diretor Executivo do Centro de Convergência Digital da Fundação CERTI