sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Gays e pseudogays surgem na TV Globo na noite do feriado

A noite de terça-feira (02), feriado de Finados, trouxe à tela da Rede Globo alguns momentos gays, talvez para apimentar uma data geralmente melancólica.

Na novela das 19h, "Ti-ti-ti", um grande momento para o personagem Julinho (André Arteche). Conversando com Bruna (Giulia Gam), que não sabe que o rapaz era namorado de seu falecido filho Osmar (Gustavo Leão), Julinho decretou que ser gay não é uma opção.

O personagem disse que a opção que existe é se "a pessoa vai assumir ou não essa verdade". Mas, mesmo que resolva não assumir, frisou ele, "quando a pessoa se esconde, a verdade sempre vai estar lá". Bruna disse que nunca deixará de gostar de Julinho e que vai respeitar a sexualidade do rapaz.

Um belo texto, mostrando que a autora Maria Adelaide Amaral parece de fato dedicada a passar mensagens ao grande público que acompanha o folhetim. Vale ressaltar as ótimas atuações de Arteche e Giulia durante a cena. Nada mal para o personagem Julinho, que até há pouco tempo estava ameaçado de ganhar uma namorada e terminar a novela como hétero.

Mas se na novela das 19h isso não deve mais acontecer, o mesmo não se pode dizer de outros programas da casa. A série "As Cariocas", exibida às 23h das terças, mostrou o episódio "A Atormentada da Tijuca".

Na história, Clarissa (Paola Oliveira) é uma moça divorciada e traumatizada por um casamento violento. Fugindo de todos os homens, ela se aproxima de Gilberto (Gabriel Braga Nunes), gay e professor de dança de salão.

Os dois ficam muito amigos, até que no final ele revela suas reais intenções: fingiu ser gay para poder conquistar a moça. Clarissa então se entrega ao galã.

Considerando que a história é uma adaptação do original de Sérgio Porto, escrito nos anos 60, quando nem se mencionavam as palavras "gay", "hétero" e "homofobia", não se pode acusar o programa de denegrir os gays ou coisa parecida. Foi apenas uma engenhosidade do roteiro.

Seja como for, a visibilidade gay na TV Globo promete continuar. A próxima novela das 20h, "Insensato Coração", de Gilberto Braga, trará uma lésbica (interpretada por Cristiana Oliveira), e deve guardar mais surpresas. O autor costuma inserir tipos gays em suas novelas desde sempre - disfarçados, assumidos ou enrustidos, eles estão sempre lá.

Confira a cena de Julinho e Bruna a seguir; e uma das cenas de Gilberto e Clarissa na sequência.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Curso sobre Igualdade de Gênero na Escola será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR



Com o objetivo de oferecer referencial teórico e provocar a reflexão crítica acerca do sexismo e da homofobia no âmbito escolar, promovendo seu enfrentamento, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia, do Campus Curitiba, oferecerá um curso, direcionado a todos os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de educação.

O curso, que é gratuito, terá duração de 80 horas/aula e será ministrado nas dependências da UTFPR. Estão previstas aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. Haverá turmas que se iniciam em outubro: turmas A e B (sextas e sábados), C, D, E e F (somente sábados). A abertura do curso ocorrerá dia dois de outubro, das 9 às 12h, e o primeiro grupo terá aulas a partir de 24 de setembro.

Os módulos são: gênero, sexualidade e diversidade sexual; gênero, educação e diversidade sexual; gênero, diversidade sexual e mídia; enfrentamento à violência de gênero e projeto de intervenção educacional.

Para saber mais detalhes, contate o PPGTE pelo telefone 3310-4711, com Lucas, das 14h às 17h. Para se inscrever, os interessados deverão enviar um email para igualdadedegenero.ppgte@gmail.com, informando o nome completo, RG, telefones de contato, escola em que atua, função exercida e a turma da qual deseja participar.


FONTE: Site da UTFPR

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Transformando o Paraná para Pessoas Trans




(por Dorothy Lavigne)

"Por favor não nos mate!" O grito ecoou em plena luz do dia na Praça Rui Barbosa, bem no centro de Curitiba. Era dia 17 de setembro de 2010. Não, ninguem estava sendo agredido. Não naquela hora. Felizmente era só uma simulação feita pelas meninas do Transgrupo Marcela Prado, querendo mostrar aos transeuntes a violência á qual são submetidas todos os dias travestis e transexuais em nosso país.

Tratava-se de uma das muitas atividades que antecederam a Parada da Diversidade, o Transformando o Paraná, dividido em 2 eventos diferentes, que vou relatar abaixo:

Poderia ter sido uma foto para ganhar prémio, se a as possibilidades técnicas assim o permitisse. De um lado da praça uma barraca onde estavam reunidos os organizadores do evento. Do outro, vários homens e algumas mulheres olhando de soslaio sem entender muito bem do que se tratava. Tipica cena curitibana. Era assim que se via a praça quando cheguei lá pelas 11:00 no local do evento. Servia muito bem para ilustrar a estranheza que as pessoas sentem em relação ao tema que estava sendo apresentado dentro da barraca.

Porém, aos poucos o clima foi esquentando e as pessoas foram perdendo a timidez. Por volta do meio-dia muita gente já havia se aproximado e entrado na barraca, homens ,mulheres, jovens, idosos, crianças, famílias.

Uma moça simpática recebia carinhosamente os visitantes, explicando o teor da exposição. Do lado direito se via fotos de pessoas barbaramente assassinadas, seus membros mutilados, muito sangue. "Este lado é o inferno. Vejam o que nossa sociedade faz com as travestis", explicava. Do outro lado, apontava, "É o Céu", então se via fotos de desfiles de beleza e cenas de pessoas felizes e realizadas.

Neste clima desenrolou-se a Tenda Transformando o Paraná, que, creio, conseguiu levar informação, conscientização e senbilização a um grande numero de pessoas. Pelas informações que me chegaram mais de 50 pessoas estiveram presentes.





No dia seguinte:

Como se não bastasse a verdadeira lição de cidadania dia dia anterior houve na noite anterior a Parada, o Transgrupo Marcela Prado organizara uma "Reunião estratégica com Lideranças Trans do estado do PR e Gestores Municipal, Estadual e Federal. Envolvendo a Saúde Direitos Humanos e Educação."

Assim, durante tarde e noite do dia 18, estiveram presentes no Hotel Caravelle, muitas "trans" que tiveram a oportunidade de fazer uma debate com gestores da área de educação e saúde. Para o evento, arrumaram-se as cadeiras do Salão Milano em forma de círculo e optou-se por fazer um bate-papo entre os participantes. Escolha acertadíssima, aliás, pois criou um clima bastante intimista e aconchegante, o que facilitou um momento raro de interação.

O debate passou por vários temas pontuais em relação as bandeiras do movimento "trans", como a questão do nome social pelas instituições publicas, questões específicas na área da Saúde. Um dos convidados lamentou a Segurança Publica não ter colaborado com o debate, enviando algum representante. Por fim, fez-se uma lista de reivindicações a serem encaminhadas aos gestores publico, sendo as mais recorrentes, as ligadas a geração de emprego e renda, educação e segurança.

Seguem abaixo algumas fotos retiradas durante os evento do dia 17 e 18:






Fonte: ALEM DA PARADA
segunda-feira, 20 de setembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ministério da Saúde abre inscrições para bolsas de estudo na área de Saúde Mental

Incentivo é voltado para profissionais de saúde da rede pública, estudantes de graduação e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, de todo o país. Inscrições vão até 12 de novembro 


Instituições de ensino superior de todo o Brasil têm até 12 de novembro para apresentar projetos para o desenvolvimento de pesquisas em Saúde Mental que abordem temas prioritários, como crack, álcool e outras drogas. Serão beneficiados com bolsas de educação pelo trabalho estudantes e professores de graduação na área de saúde e profissionais da área de Saúde Mental que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há número limitado de bolsas, que terão validade para o ano letivo de 2011. Os resultados têm divulgação prevista para 30 de novembro de 2010. 

Para concorrer às bolsas, as instituições interessadas, em parceria com as Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, devem apresentar proposta de pesquisa especificando seu objetivo e sua relação com a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS. Os projetos serão avaliados e aprovados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, além da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas da Presidência da República/SENAD (leia regulamento abaixo).

Os selecionados receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Para os estudantes, o valor é de R$ 360,00 (correspondente à bolsa de iniciação científica).

Podem participar do processo de seleção as instituições de educação superior públicas ou privadas sem fins lucrativos que integram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) ou que desenvolvam atividades curriculares em serviços públicos de saúde, atestada pelo respectivo gestor municipal e/ou estadual de Saúde. O Pró-Saúde busca reorientar o ensino superior na área de saúde para atender às necessidades do SUS, estimulando a inserção de professores e estudantes na rede pública de serviços de saúde desde o início da formação.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em “Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas” faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS. 
Atualmente, o PET-Saúde para as áreas de Saúde da Família e Vigilância em Saúde oferecem, juntos, cerca de 10 mil bolsas por mês e têm ajudado a melhorar a formação de estudantes de graduação nessas áreas específicas. Até o momento, o investimento foi de R$ 67,6 milhões.

Outras informações estão disponíveis no site www.saude.gov.br/sgtes/petsaude ou podem ser obtidas pelo e-mail petsaudemental@saude.gov.br

Acesse aqui a Portaria e Edital do PET-Saúde/Saúde Mental/Crack, que selecionará projetos para desenvolvimento no ano letivo de 2011. 



Outras informações
Atendimento à Imprensa 

(61) 3315 3580 e 3315 2351
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 e (61) 3315 2425

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

1º ENCONTRO DA REGIÃO SUL DA ABGLT

ENCONTRO DA REGIÃO SUL DA ABGLT



QUAL O TEMA?
"Trocar Experiências e Planejar é bom"


OBJETIVO DO EVENTO?
Fomentar a troca de experiência e interação das OSC, ONG’s, Instituições e Movimentos Sociais LGBT filiados ou não a ABGLT, e formular o Planejamento Estratégico da Secretaria Regional Sul da ABGLT.


QUANDO?
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010.


QUAL O LOCAL?
Rio Branco Apart Hotel
Av. Rio Branco, 369 – Centro – Florianópolis/SC
Fone: (48) 3224-9388   /   Fax: 3224-9464


HORÁRIO:
Inicia às 18h do dia 26/11/2010 com o Credenciamento do Evento.


QUEM PODE PARTICIPAR:
OSC, ONG’s, Instituições e Movimentos Sociais LGBT, Direitos Humanos filiados ou não a ABGLT da Região Sul do Brasil.


QUANTAS VAGAS POR INSTITUIÇÃO?
3 Vagas (Em caso de disponibilidade abriremos mais vagas por instituição) 


HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
Será disponibilizada pelo evento


TRANSPORTE/TRANSLADOS
Por conta de cada participante/instituição/ONG, etc


ENDEREÇO PARA ENCAMINHAR A INSCRIÇÃO


ENDEREÇO DO BLOG DO ENCONTRO


ONDE TENHO MAIS INFORMAÇÕES?
- Fabricio Lima (Coordenador Estadual da ABGLT em Santa Catarina)
TIM  (48) 9937-1054
OI  (48) 8436-8278 
CLARO  (48) 8811-1559
Telefone Fixo: (48) 3242-7645


REALIZAÇÃO:
- GATA Tubarão - Associação das Transgêneros da Amurel Tubarão GATA
- ROMA – Núcleo de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis
- MCLGBTT - Movimento Catarinense LGBTT
- Secretaria Regional Sul da ABGLT


FINANCIAMENTO:
- Ministério da Saúde


APOIO:
- Fórum Catarinense de ONGs/Aids
- Gerente de Vigilância de Doenças Sexualmente Transmissíveis – GEDST (Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE / Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina)
- Grupo Arco-Íris Joinville
- Movimento LGBT de Itajaí
- Núcleo de Pesquisa ENTRENOS / UNISUL
- Núcleo de Pesquisa Mídia e Participação Política e Social / UFSC
- Programa Municipal de DST/HIV/Aids (Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão)
- Programa Municipal de DST/HIV/Aids (Gerência de Vigilancia Epidemiológica / Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis)
- SINDPREVS/SC

4º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. 4º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade



congresso_cabeçalho.bmp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro Sócio-Econômico
Departamento de Ciências Contábeis

4º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças
4º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade
18 a 20 de Abril de 2011

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará nos dias 18 a 20 de abril de 2011 (segunda a quarta-feira), simultaneamente, o 4º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e o 4º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis/SC.
Os eventos visam reunir e favorecer o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre profissionais, estudantes, professores e pesquisadores das áreas de Contabilidade, Controladoria e Finanças de todo o Brasil.
O público alvo é composto por estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de contabilidade, administração, economia, engenharia de produção e direito, bem como de outras demais áreas afins.
O prazo para submissão de artigos vai de 01 de outubro de 2010 a 17 de dezembro de 2010. Visite a página dos Congressos na Internet (http://www.ccn.ufsc.br/congresso/) para obter informações adicionais e atualizações, conhecer as áreas temáticas e a programação dos eventos.

INFORMAÇÕES E CONTATOS:
Telefones: (48) 3721-9383 e (48) 3721-6620.
Coordenadora Geral: Profª. Drª. Maria Denize Henrique Casagrande.
Coordenadores de Divulgação: Prof. Dr. Orion Augusto Platt Neto (orionplatt@cse.ufsc.br).
Assessores de Divulgação: Claudio Luiz de Freitas (clfreitas.sp@gmail.com), Leticia Souza (letysouza_floripa@hotmail.com) e Luciano da Silva (luciano.ufsc.ccn.ead@hotmail.com).
Página dos Congressos na Internet: http://www.ccn.ufsc.br/congresso/
Informações Institucionais: Universidade Federal de Santa Catarina. CNPJ: 83.899.526/0001-82. Telefone Geral: +55 (48) 3721-9000 - FAX: +55 (48) 3234-4069.http://www.ufsc.br/. http://www.ccn.ufsc.br/.
Endereço: Campus Universitário. Bairro Trindade. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. CEP 88040-970. Departamento de Ciências Contábeis (CCN). Centro Sócio-Econômico (CSE).
Congresso_rodapé.bmp


*****