segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vamos construir Teatros em todo o Brasil!


Fui convidado pelo @MaxReinert para conhecer a campanha "Mais Teatro, Brasil - o Teatro é nosso!". Achei a campanha extremamente interessante e, desde já, manifesto meu apoio a ela. Abaixo reproduzo o manifesto que está no site que linkei acima. Leiam, traz muitas informações importantes. Participem!


Manifesto:
Nasce a maior campanha da história da cultura brasileira:
Mais Teatro, Brasil!
Porque, afinal: O Teatro é Nosso!

Missão:
A Campanha é um grande manifesto nacional que tem como missão fundamental a inclusão sociocultural, educacional e digital, incentivando e disseminando arte, cultura e entretenimento de Norte a Sul do Brasil, tendo como base fundamental o Teatro!

Objetivo da Campanha:
Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura – em sua imensa maioria restritas ao eixo Rio - São Paulo –, passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como é a cultura!

O que é um "Centro Integrado de Cultura"?
É um espaço multicultural e funcional que, além de um teatro de qualidade – que é o núcleo fundamental do Projeto –, privilegia também as mais diversas formas de manifestações artístico-culturais, como: salas de cinema, biblioteca, salas de exposições, salas para eventos e palestras, espaços para cursos e oficinas de teatro, artesanato, artes plásticas, pintura, música, dança, entre outras formas de expressões artísticas.

Esses Centros contarão também com um espaço multimídia - telecentro com computadores conectados à internet, para fomentar a inclusão digital nesses municípios e, ainda, espaços destinados ao comércio, com lojas, praça de alimentação e outros espaços comerciais.

Viabilidade econômico-financeira:
A ideia é integrar no mesmo lugar: arte, cultura, entretenimento, lazer e comércio. Tornando esses "Centros Integrados de Cultura" altamente atrativos e autossustentáveis, do ponto de vista econômico e financeiro, de forma que possam despertar o interesse em diversos tipos de patrocinadores – empresas privadas e estatais, instituições, Fundos, consórcios de empresas, entre outros –, nacionais e internacionais - como, por exemplo, o FIA: Fundo da Infância e Adolescência que recebe doações dos EUA e Alemanha -, para investir na construção, montagem, equipamentos e manutenção destes Centros, evitando que essas despesas recaiam diretamente sobre os Municípios, Estados ou União.

Portanto, um dos principais objetivos deste Projeto de Lei é que esses "Centros Integrados de Cultura" não dependam de investimentos públicos diretos para a sua realização.

Tamanho dos Centros e capacidade das salas de espetáculos (teatros):
O tamanho dos "Centros Integrados de Cultura" e a capacidade de suas salas de espetáculos (teatro) variam de acordo com o número de habitantes por município:

Para municípios com populações acima de 25 mil habitantes, a sala de espetáculos (teatro) terá, pelo menos, 250 assentos. Acima de 50 mil habitantes, pelo menos, 400 assentos. Acima de 100 mil habitantes, pelo menos, 600 assentos. Acima de 500 mil habitantes, pelo menos, mil assentos.

O tamanho dos Centros também será proporcional ao número de habitantes de cada um desses municípios.

Mas e os casos dos Municípios cuja população seja inferior a 25 mil habitantes e dos Municípios maiores, que desejem ter mais de um "Centro Integrado de Cultura"?
Apesar do Projeto de Lei não obrigar a construção nesses casos, isso não quer dizer que os Centros não possam ser construídos nesses Municípios. Muito pelo contrário! A ideia principal é fornecer todas as condições, benefícios e incentivos necessários para que seja construído um número cada vez maior desses “Centros Integrados de Cultura” pelo país, levando, de fato, arte, cultura e educação para todos os brasileiros, criando uma nova Era Cultural na história do nosso país!

Conceito arquitetônico e identidade visual do projeto:
A ideia é criar um projeto inédito em todo o mundo, no qual todos os "Centros Integrados de Cultura" terão um mesmo conceito arquitetônico, formando uma identidade visual única e exclusiva, que poderão ser identificados facilmente em qualquer lugar do Brasil em que estiverem presentes.

Importância desses "Centros Integrados de Cultura" para o desenvolvimento humano da nossa população, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais:
Para que um país seja justo socialmente, o desenvolvimento humano e social de sua população tem que acompanhar o desenvolvimento econômico do país.

Porém, quando não se tem uma educação de qualidade, que desperte nas pessoas um verdadeiro interesse, o resultado é o que vemos hoje em nosso país, o desenvolvimento social da população não está acompanhando o desenvolvimento econômico, gerando as enormes desigualdades sociais existentes hoje em dia.

E no centro de toda essa desigualdade econômico-social, está a cultura! A qualidade da educação de um país está intimamente ligada ao acesso que a sua população tem à cultura.

A cultura é o núcleo fundamental de toda a sociedade! Somente por meio da cultura é possível o desenvolvimento ético, moral, intelectual e educacional de toda a nação, permitindo, até mesmo, reduzir de forma significativa, os níveis de violência e o uso de drogas por parte de jovens, adolescentes e crianças, ao se tornarem muito mais conscientes e esclarecidos.

Ao permitir que desde cedo tenham acesso à cultura, começa a se desenvolver entre eles esse hábito tão fundamental para a formação de seu caráter, melhorando inclusive o seu aprendizado e desempenho escolar.

Sem o acesso à cultura, fica difícil despertar, nos próprios pais, o interesse para que seus filhos frequentem escolas, estudem ou tenham uma educação de qualidade. Não é a toa que vemos tantas crianças trabalhando nos campos, ou pedindo esmolas e vendendo balas no trânsito das grandes cidades, ao invés de estudar.

Portanto, a conclusão obvia que se chega é que quanto maior for o acesso à cultura, melhor será o nível da educação, e quanto melhor o nível da educação, menor serão as desigualdades sociais.

Daí a grande importância desta Campanha para o nosso país!

Dados esclarecedores, e até mesmo estarrecedores, da total falta de oportunidades de acesso à cultura no Brasil:
Você sabia que em todo o Estado do Tocantins, cuja população estimada é de 1,250 milhão de habitantes, há apenas uma sala de teatro? Que em todo o Estado de Rondônia, cuja população estimada é de 1,5 milhão de habitantes, há apenas três salas de teatro?

Você sabia que 95% de toda população brasileira nunca estiveram em um teatro?

Você sabia que apenas 16% dos municípios brasileiros têm salas de espetáculos? E isso, levando-se em conta salas com apenas 50 assentos e sem o mínimo de estrutura?

Como é possível, então, que o nosso povo possa desenvolver um hábito tão fundamental como é a cultura com tão pouco?

Conclusão:
Portanto, com o objetivo de disseminar a cultura por todo o Brasil, principalmente nas regiões em que populações inteiras nunca tiveram qualquer acesso ou espaços destinados a essa finalidade, é que estamos desenvolvendo essa grandiosa campanha.

Precisamos já de um Projeto de Lei que possibilite e privilegie de fato a inclusão social, cultural, educacional e digital para todo o país, ao invés de contemplar apenas os grandes centros urbanos ou os municípios interioranos mais abastados financeiramente.

Vamos aderir a essa extraordinária causa! Vamos criar uma verdadeira democratização sociocultural no Brasil, construindo mais 1.200 "Centros Integrados de Cultura" de Norte a Sul do país.

Para isso, precisamos da sua força! Vamos juntos transformar esse Manifesto em realidade!!!

Acesse www.maisteatrobrasil.org, clique "Dou a Maior Força", cadastre-se e assine a lista de adesão. Com a sua assinatura, será elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a ser entregue diretamente ao Congresso Nacional para aprovação.

Portanto, vamos gritar para todos:
Mais Teatro, Brasil!
Faça a diferença, porque, afinal: O Teatro é Nosso!
Dou a Maior Força!
E você?


domingo, 25 de abril de 2010

UFSC abre concurso público para contratação de 203 professores

Estão abertas até o dia 10 de maio inscrições para concurso público destinado à contratação de professores para atuação em todos os campi da UFSC. São 203 vagas em 171 campos de conhecimento.

Segundo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), é o maior concurso promovido pela instituição. São 11 vagas para o campus de Araranguá, 10 para Joinvile, quatro para Curitibanos e 178 para Florianópolis.

Entre as unidades de ensino do campus de Florianópolis, o Centro Tecnológico ficou com 23 vagas; Centro Sócio-Econômico terá 20; o Centro de Ciências da Saúde 25; Centro de Ciências Jurídicas 01; Centro de Ciências Agrárias 14; Centro de Ciências Biológicas 13; Centro de Comunicação e Expressão 30; Centro de Educação 16; Centro de Filosofia e Ciências Humanas 20 e para o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas são 16.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.ufsc.br, link Concursos. Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador e impressora no Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas, no andar térreo da Reitora da UFSC.

Veja o Edital