A CONFECOM/SC - Conferência Estadual de Comunicação de Santa Catarina foi realizada neste final de semana, 14 e 15 de novembro de 2009, realizada na Assembléia Legislativa, e chamada pela Sociedade Civil e com apoio de alguns deputados que não comungavam com a mesa da presidência da casa e com o Governo Estadual, em virtude do não comprometimento do Governo estadual da Presidência da Casa da Assembléia Legislativa.
A Conferência foi organizada pela Sociedade Civil e pela Sociedade Civil Empresarial sendo sempre muito consensuada. Felizmente a RBS, filiada da Globo, não fez parte do processo possibilitando assim os diálogos com os demais empresárias que querem quebrar este hegemonia e monopólio praticamente desta empresa e, que faz da Comunicação no Estado uma palhaçada.
Entidades como a OI e a TVBV possibilitaram diálogos que a princípio pensávamos que seria muito complicados mas que hoje o primeiro dia após a CONFECOM-SC, percebo com mais clareza que podemos nestes trabalhos realizados antes e no dia da conferência diálogos e construções de espaços de debates possibilidades de termos uma começo de uma nova conjuntura de espaços mais abetos de diálogos entre estes segmentos.
No processo eleitoral da conferência conseguimos emplacar em Santa Catarina numa Chapa composta por várias entidades com CUT, FENAJ, e entre outras e a do Movimento Catarinense LGBT teve sua representatividade na composição enquanto articulação LGBT em Santa Catarina.
Entidades que fazem parte da composição da Chapa:
- FENAJ
- Sindicatos dos Jornalistas
- Estudantes de Jornalismo
- Movimento Catarinense LGBT
- CUT
- SinPsi/SC
- ABRAÇO
- APUFSC
- FNDC
- Alquimídia
O Delegado indicado pelas entidades que fazem parte do Movimento Catarinense LGBT, foi o companheir@ Josue L. Dias Junior, que é membro do Grupo Arco-Íris de Joinville, e que contribuiu muito no processo na cidade de Joinville nos debates e na organização. E na suplência ficou o companheiro Fabricio Lima, coordenador do ROMA - Núcleo de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis, que também teve muitas contribuições e fez parte da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Comunicação de Santa Catarina. E estas indicações foram aceitas e aprovada em Plenária no dia 15/11/2009, ontem na CONFECOM-SC, realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
Dentre todos os entraves nos diversos estadas brasileiros para com o processo de luta na realização das conferências, Santa Catarina foi o até o momento o único estado que teve uma Conferência informatizada em relação a sua sistematização, contendo o seu próprio sistema, e que o mesmo foi utilizado por outra conferência aqui no estado que foi na da educação, e o Movimento que proporcionou esta articulação foi o Movimento Catarinense LGBTT e o ROMA - Núcleo de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis.
É mais uma vitória de para o Movimento em LGBT em Santa Catarina em estar em mais uma Conferência, e estar desde a Organização do processo até ter delegados para representar na Etapa Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário