sexta-feira, 4 de abril de 2008

CONVITE

Seminário Municipal Preparatório para a I Conferência Estadual de Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – GLBT.


A Prefeitura Municipal de Curitiba e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba tem o prazer de convidá-los para participar do I Seminário Municipal Preparatório para a I Conferência Estadual de Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – GLBT, que será realizado no dia três de abril de 2008, sito a Av. João Gualberto 623, auditório Mezanino, com o objetivo de discutir políticas públicas, promoção da cidadania e direitos humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – GLBT.

A população GLBT possui especificidades de orientação sexual e identidade de gênero, dentre outras demandas, que envolvem aprofundamento das discussões, permeando os vários setores, governamentais e sociedade civil.

GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM O SEU APOIO NA DIVULGAÇÃO DESTE EVENTO.

* I SEMINÁRIO MUNICIPAL Preparatório para a I Conferência Estadual de Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – GLBT
* DATA e HORÁRIO: 03 de Abril , a partir das 09h.
* LOCAL: Edifício Delta - Av. João Gualberto 623, auditório do Mezanino

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, nos telefones 3350-9322, com Mariana Thomaz (SMS) ou 3350-8951, com Valderez Hallu (Vice Prefeitura).


Cordialmente,


À Coordenação do Evento



E-mail recebido de: ADEH Nostro Mundo <adehnostromundo@gmail.com>
Data: 04/04/2008

(Entrevista) o subsecretário da SEDH Perly Cipriano fala sobre a 1ª Conferência GLBT

Segundo estimativa dos organizadores, 3,5 milhões de pessoas participaram da Parada de Orgulho GLBT em São Paulo em 2007. No Congresso Nacional tramitam cerca de oito projetos de lei em prol dos Direitos Humanos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT). Esses números são resultados de uma ampla mobilização social, conseqüência da crescente organização do movimento GLBT no Brasil.

Um movimento que está tendo suas demandas atendidas pelo Governo Federal, um bom exemplo é a convocação da Conferência Nacional GLBT. No encontro, que acontecerá entre 6 e 8 de junho, serão definidas políticas públicas para essa população.

O subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Perly Cipriano, conversa com DH em Pauta sobre o evento inédito.

DH em pauta – Por que uma conferência para discutir políticas públicas para a população GLBT?
Perly Cipriano – A Conferência Nacional foi o meio adotado pelo Governo Federal para atender uma demanda do movimento que ainda enfrenta muito preconceito e discriminação. Para que ela aconteça será realizada conferências em todos os estados brasileiros o que possibilitará ampliar o debate sobre o tema. É preciso discutir para evitar o pré-julgamento, já que violência não se combate com violência.

DH em pauta – A discriminação da população GLBT é diferente da sofrida por outros segmentos considerados minorias?
Perly Cipriano – Ela é muito diferente, porque em muitos casos acontece primeiro em casa. Os pais não descriminam seus filhos por causa de sua cor ou porque tem alguma deficiência, mas um filho homossexual pode acabar sendo expulso de casa. Além de todo preconceito que essa pessoa possa vir a sofrer na escola, no ambiente de trabalho, nos grupos de amigos ou locais de lazer.

DH em pauta – O que será discutida na Conferência?
Perly Cipriano – A Conferência Nacional GLBT envolve onze ministérios, três secretarias especiais ligadas à Presidência da República, a Frente Parlamentar Mista, com representantes da Câmara e do Senado e ainda entidades ligadas à sociedade civil. Ela tem uma visão ampla do debate e envolve temas como saúde, educação, previdência, segurança pública, cultura, trabalho e emprego, turismo, cidades, comunicação, esportes, igualdade racial, além de temas transversais como idosos, pessoas com deficiência e criança e juventude.

DH em pauta – O que se espera de resultados?
Perly Cipriano – O encontro tem como tema Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). Seu objetivo é propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT, ao mesmo tempo em que pretende avaliar e propor estratégias para fortalecer o Brasil sem Homofobia – Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual.

DH em pauta – Essa é a primeira ação do Governo nesse sentido?
Perly Cipriano – Não. Em 2004 foi lançado Brasil sem Homofobia – Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual, também em parceria com a sociedade civil organizada. A partir dele foram criados Centros de Referência em Direitos Humanos para a prevenção e combate à homofobia em todos os estados, além de núcleos de pesquisa em universidades. Os centros possuem psicólogos, advogados e assistentes sociais para atender a demanda de denúncias de violação de direitos e suas repercussões.

DH em pauta – Qual a importância dessa discussão nesse momento.
Perly Cipriano – Estamos comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e isso é um grande marco. Nesse âmbito toda nossa construção é no sentido de combater preconceitos e discriminação por raça, cor, gênero, religião, geração, deficiência, nosso objetivo é criar uma sociedade inclusiva. Ninguém nasce preconceituoso, torna-se. Isso é uma questão cultural, então é necessário quebrar paradigmas. A homossexualidade não é uma questão ética ou moral, é biológica, as pessoas nascem assim e devem ser respeitadas.


Entrevista: o subsecretário da SEDH Perly Cipriano fala sobre a 1ª Conferência GLBT 03/04/2008 - 19:48
Fonte: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/noticias/ultimas_noticias/MySQLNoticia.2008-04-03.4325

Contra a impunidade das pessoas violentas contra GLBTTT's. A indignação pedem que atitudes sejam tomadas para que outras pessoas não sofram

Comunicado sobre a Pré – Conferência GLBT da Capital do Rio de Janeiro

Comunicamos que a Pré – Conferência GLBT Capital da Cidade do Rio de Janeiro, está confirmada para o próximo sábado dia 05 de abril, às 08 horas, no auditório nº 11 da UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Esta Pré-Conferência faz parte da etapa regional com mais outras 08 Pré-Conferências Regionais que antecedem a realização da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Rio de Janeiro.
Inscrições: As inscrições se encerraram ontem (02.04) às 24h, totalizando 528 inscritos/as, sendo 453 participantes GLBT e outros da sociedade civil e 75 participantes do poder público.
Objetivos da Pré-Conferência: discutir e propor políticas públicas para GLBT, visando o combate a homofobia e a promoção da cidadania GLBT, sendo: (1) diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos GLBT; (2) avaliação e medidas para a ampliação do Programa Federal Brasil Sem Homofobia; (3) diretrizes para a criação do Plano Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos GLBT; (4) estratégias de implantação do Programa Estadual Rio Sem Homofobia; (5) ações municipais com os mesmos objetivos. Além disso, nesta etapa serão eleitos/as os/as delegados/as para I Conferência Estadual de Políticas Públicas para GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Rio de Janeiro.
Programação: palestrantes apresentarão (A) painéis nacional e estadual/municipal um panorama das políticas públicas e direitos para a população GLBT; (B) 11 grupos de discussão sobre (1) Segurança Pública e Direitos Humanos; (2) Saúde; (3)Assistência Social; (4) Trabalho, Emprego e Renda; (5) Turismo, Esporte e Lazer; (6) Legislação e Justiça; (7)Cultura e Mídia; (8) Educação; (9) Gênero, Geração, Raça e Etnia; (10) Articulação da Política dos Direitos GLBT e Cooperação Internacional e (11) Meio Ambiente; (C) plenária de abertura(aprovação do regulamento interno) e plenária de aprovação de propostas do grupos e eleição de delegado/as e o encerramento.
A Abertura Oficial: O evento que começa ás 08h com um café da manhã e logo em seguida a abertura oficial, terá a presença confirmada na mesa do Reitor da Uerj, Ricardo Vieralves; dos/as Representantes do Movimento GLBT Carioca no Grupo de Trabalho Regional da Pré-Conferência Regional, Marjorie Machi, Maria Fatima da Silva e Felipe Gomes; da Gerente de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Lauria; da Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Margarida Pressburger; dos Deputados Estaduais, Glauco Lopes, Gilberto Palmares e Alessandro Molon; da Deputada Federal e Coordenadora Geral da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT do Congresso, Cida Diogo; do Subsecretário de Estado da Saúde e Defesa Civil, Pedro Marcos Cruz Machado; do Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes; do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc; do Superintendente de Direitos individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH e presidente da 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para GLBT do RJ, Cláudio Nascimento e da Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva. A cantora Jane Di Castro interpretará o Hino Nacional e será apresentada performance de teatro sobre discriminação.
Credenciamento: Todos/as inscritos/as deverão se dirigir a mesa de credenciamento para receber o crachá, pasta de materiais e fazer inscrição para um dos 11 grupos de discussão.
Alimentação: Será oferecido um café da manhã, almoço, café da tarde e coquetel de encerramento para todos/as os/as inscritos/as e convidados/as. Para o almoço será entregue um cupom na secretaria do evento.
Organização, realização e apoio: A Pré-Conferência Regional da Capital Cidade do Rio de Janeiro é realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com a coordenação da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SUPERDir), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer; da Uerj; da Coordenação Municipal de Transmissíveis (Gerência de DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e do Grupo de Trabalho Regional da Pré-Conferência da Capital, quais sejam: CEDOICOM, Conexão G, Grupo Arco-Íris, Embaixada das Caricatas, CRP-RJ, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa; Movimento D'ellas, Grupo Parthenon da UFRJ e Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio.


Informações: 22995402 -22995391-22995319 e conferenciaglbtrio2008@gmail.com

E-mail recebido de: Lista Afiliadas ABGLT <afiliadasabglt@yahoogrupos.com.br>